• Thiago Maia
    17
    Na última terça-feira, dia 29 de janeiro, enviamos uma newsletter onde pontuamos alguns aprendizados das últimas semanas e convidando todos a responderem uma nova pesquisa. Estou copiando aqui a mensagem, para o caso de você não ter recebido ou ter perdido essa news:

    ------------------------

    Construir algo é mais trabalhoso do que apresentar uma proposta pronta. E construir é aprender.

    Por isso, listo agora os nossos principais aprendizados até o momento :

    • Tivemos uma excelente resposta inicial ao conceito da Multidão, mesmo sendo uma proposta mais ampla. Era justamente essa a intenção: entender se a ideia atrairia pessoas. Atraiu: saímos na imprensa especializada, conversamos com mais de 100 pessoas entre jornalistas, organizações e público. Mas essa resposta inicial acalmou e se tornou algo mais orgânico, num compasso mais devagar.

    • A conclusão que chegamos é que a melhor maneira de atrair pessoas engajadas para a rede e para divulgar a Multidão acontece através de contatos muito pessoalizados e com proximidade. Essa articulação, além de demandar tempo e dinheiro, demanda calma para criar as fundações para que essa rede seja capaz de causar impacto.

    • Não queremos apenas causar impacto, queremos causar impacto de maneira sustentável, consistente e constante. Para isso, considerando tudo que foi colocado nos pontos acima, entendemos que o nosso cronograma estava equivocado. Precisaremos de mais tempo para tecer essa malha que junta as pessoas. Sem recursos, o tempo é nosso aliado: ele nos ajudará a construir aos poucos, com mais consistência, uma rede que seja capaz de impactar o jornalismo independente brasileiro.

    • Fizemos tudo apenas com o esforço e investimento pessoal de membros da equipe do Catarse e com a ajuda do Rafa Rezende e da Luiza Bodenmuller, que entraram nessa fase do projeto para somar forças e nos ajudar a conversar e mobilizar pessoas durante dezembro e janeiro. Para acelerar essa passada precisaríamos de recursos.

    Por isso, não descartamos buscar recursos justamente para conseguirmos compor um pouco melhor a velocidade das coisas. Apesar de defendermos a calma, o tempo urge. É por isso que gostaríamos de fazer uma consulta a vocês, que irá ajudar a definir os rumos da Multidão daqui pra frente:

    Responder pesquisa Vozes da Multidão
bold
italic
underline
strike
code
quote
ulist
image
url
mention
reveal
youtube
tweet
Adicionar Comentário

Bem-vindo(a) ao Fórum da Multidão

Este é o Fórum da Multidão, um fundo coletivo iniciado pelo Catarse para financiar projetos de jornalismo independente no Brasil.

Categorias